Começamos o dia indo buscá-lo ao seu hotel às 03:00 horas. No nosso transporte turístico, percorreremos Anta, Mollepata e Challancha durante um total de 3,5 horas, terminando em Soraypampa (3850 m.a.s.l.). Após duas horas de trekking, faremos uma paragem em Mollepata para aproveitar as instalações sanitárias e as lojas de recordações. Através das janelas do nosso transporte turístico, poderá ver claramente as montanhas cobertas de neve de Apu Salkantay e Huamantay: dois deuses colossais dos Incas. Também verá paisagens espectaculares de picos altos e vales baixos num panorama colorido. Em Soraypampa, tomaremos o pequeno-almoço (incluído), encontraremos o nosso pessoal de apoio e organizaremos todo o equipamento e as mulas de carga.
A partir daqui, começamos o trekking até ao ponto mais alto do trilho: o desfiladeiro de Salkantay (4650 m.a.s.l.). A distância é de 7 km de subida difícil em 3 horas entre a base do vale rochoso e a magnífica montanha Salkantay (6271 m.a.s.l.). Ao chegar ao cume, apreciaremos as vistas espectaculares sobre os vales circundantes e os imponentes picos nevados de Salkantay, Humantay, Tucarhuay e Pumasillo. O Apu Salkantay é a segunda montanha mais alta da região de Cusco. Depois, descemos 5 km para almoçar. A descida é um trilho serpenteante, rochoso e de cascalho que leva ao acampamento de almoço de Huayracmachay.
À tarde, após o almoço, entraremos na parte alta da floresta amazónica, também chamada "floresta nublada". Trata-se de uma caminhada de 10 km, cerca de 3 horas. No final desta caminhada excecional, chegamos a Chaullay (2900 m.a.s.l.), o nosso acampamento base. Esta caminhada é verdadeiramente bela; as colinas estão decoradas com paisagens coloridas, vida selvagem e plantas nativas. As florestas são quentes e tropicais durante a maior parte do ano, com climas temperados.