Começamos o dia indo buscá-lo ao seu hotel às 05:00 horas. Viajaremos no nosso transporte turístico durante cerca de 4 horas, atravessando Anta, Mollepata e terminando em Challancha. Através das janelas do nosso transporte turístico, pode ver claramente as montanhas brancas de Salkantay e Huamantay, os deuses protectores dos Incas. Mas também as paisagens espectaculares das zonas mais altas e os vales situados mais abaixo com paisagens coloridas. Após três horas de viagem, faremos uma paragem rápida na cidade de Mollepata, onde encontraremos instalações sanitárias, lojas de recordações e um pequeno-almoço simples opcional.
Seguimos depois para Challacancha, ponto de partida do nosso trekking, onde nos encontraremos com o nosso pessoal de apoio. O pessoal organizará todo o equipamento, cavalos e mulas.
Por volta das 9h30 da manhã, iniciaremos o nosso trekking até Soraypampa (3850 m.s.n.m.). A primeira secção do percurso é uma caminhada por alguns vales profundos. Nalgumas partes do percurso, podemos ver o canal de um pequeno rio. O canal continua a fornecer água aos agricultores dos vales mais baixos.
O nosso próximo ponto de paragem é Soraypampa, onde almoçaremos no campo, depois do almoço devemos continuar a caminhar até chegarmos ao lago Humantay (4200 m.a.s.l.). Este tem uma distância de 5 quilómetros e à volta do qual caminharemos num total de 3 horas. No lago Humantay, podemos ver a parte inferior do glaciar e também as vistas mais espectaculares do vale com o fundo do pôr do sol. Soraypampa está localizada no meio dos vales glaciares e à noite o céu é tão imensamente claro que podemos realmente apreciar as estrelas, constelações e até estrelas cadentes.